22/12/2015

Passeio 4x4: Cachoeira Santo Antônio

Uma das cachoeiras mais próximas do centro de Belo Horizonte, Santo Antônio também é uma das mais frequentadas, já que seu acesso é livre e gratuito. Aproveitando uma semana de muita chuva na região metropolitana, resolvemos dar um pulo lá, pra testar um pouco do nosso 4x4.
Powered by Wikiloc

Devido a proximidade com Belo Horizonte e a facilidade de acesso, já que são menos de 1km de caminhada até a cachoeira, resolvemos fazer um passeio em família. Partimos do posto da Polícia Rodoviária Estadual de Sabará, próximo ao bairro Nações Unidas, um Grand Vitara e uma TR4. Seguimos pela MG-262 em direção ao Centro Histórico de Sabará, após passarmos sob uma ponte, entramos à direita para o bairro Arraial Velho, na segunda ponte sobre o Rio das Velhas.
Depois do bairro Fogo Apagou (melhor nome!) e Adelmolândia, começa o trecho de terra, daqui são cerca de 21km de terra até o estacionamento e mais 1km de caminhada até a cachoeira.

Lembrava pouco do caminho para Santo Antônio, minhas recordações são alguns trechos bem ruins da estrada, aclives e declives acentuados. As chuvas que caíram durante a semana ajudaram a estragar um pouco da estrada, mas tudo tranquilo para o jipinho. A estrada segue pela crista da serra em direção ao distrito de Morro Vermelho, que pertence ao município de Caeté. Próximo ao distrito deixamos a estrada principal e entramos em uma via secundária, que dá acesso ao projeto Apolo de mineração.

Aqui começa um trecho úmido por dentro de uma mata densa, com muitos exemplares de eucalipto. A estrada piora um pouco, mas continua tranquila para o 4x4. Mais abaixo uma nova bifurcação, seguimos pela direita outra vez. Agora a estrada piora consideravelmente e começa a ficar interessante. Devido às chuvas, muitos galhos caídos no caminho, em certo ponto tivemos que descer da viatura para abrir passagem, já que um galho maior fechou a estrada. No final da descida é preciso cruzar um pequeno córrego, mesmo com as chuvas da semana seu nível era baixo.


Depois da travessia aparecem diversas poças e alguns pedaços com lama. Um escapamento barulhento denuncia: trilheiros se aproximando. Então um grupo de motos passou pela gente. Depois que eles nos passaram, chegamos a uma curva fechada que estava pura lama. Que maravilha! Era hora de colocar a reduzida e ver como o jipinho se saía; e o Grand Vitara passou com tranquilidade.

Vamos avançando pela estradinha e a quantidade de lixo jogada no chão vai aumentando, até que chegamos a uma bifurcação em T. O fim do passeio 4x4. Não havia nenhum carro por lá, então estacionamos próximo à descida da trilha e descemos o resto a pé. Para quem está com a viatura original, a descida é impossível. Somente veículos preparados ou motos descem até o poço.

São cerca de 1000 metros descendo até o poço, a trilha é uma estradinha bem judiada e com boa oferta de sombra. Chegamos ao poço cedo, por volta das 9h, somente alguns trilheiros estavam por lá. Com a chuva da semana anterior, a água estava muito barrenta, bem diferente da coloração em condições normais.

O poço tem um bom tamanho e a queda da água é bem forte, tornando difícil a tarefa de chegar perto da cascata. Na parte esquerda do poço (de frente para a queda) há um banco de cascalho/areia, o que facilita a aproximação. Placas alertam para o perigo de se aproximar da queda, por conta da força d’água.

A cachoeira de Santo Antônio é muito bonita, contanto que você chegue lá cedo. Por volta de 11h a turma da farofa começa a chegar, equipada com churrasqueiras e caixas de cerveja. O lugar costuma ficar BEM CHEIO nos dias mais quentes. Por mais que a estrada pareça ruim para carros de passeio,  eles chegam lá. Outro ponto negativo do lugar é a sujeira deixada pelos visitantes. O lixo fica espalhado desde o poço até a área de estacionamento, lá no alto. Uma pena.

Pensando num passeio 4x4, o ideal é deixar pra visitar a cachoeira em época de chuva. A estrada pode ficar um pouco mais divertida e a cachoeira livre dos farofeiros. O ruim é que a cor da água varia bastante, passando de um verde com alguma visibilidade para um marrom lamacento, sem visibilidade alguma.

DICAS E INFOS:
A estrada que dá acesso a cachoeira de Santo Antônio é bem tranquila para veículos 4x4, o passeio pode ser feito sozinho sem problemas. Um percurso ideal para iniciantes, principalmente em época de chuva, onde é possível usar um pouco do 4x4.

Não há qualquer infraestrutura no local, então é bom levar água e lanche. Por mais que o local esteja degradado, lembre-se de levar o lixo de volta, não há coleta de lixo no local. Se quiser aproveitar a cachoeira com um pouco de tranquilidade, tente chegar o mais cedo possível. A farofa rola com força lá. Quando fui da primeira vez tinha por volta de 15 a 20 motos, de todos os tipos, na beira do poço, sem contar os vários carros estacionados na estrada.

COMO CHEGAR:
A Cachoeira de Santo Antônio fica próxima ao distrito de Morro Vermelho, em Caeté. De carro, saindo de Sabará, siga em direção ao bairro Arraial Velho, quando chegar a terra vá sempre pela principal. Há uma bifurcação em T no meio do caminho, siga à direita. Próximo ao distrito de Morro Vermelho, siga à direita em um pequeno trevo sinalizado. Na próxima bifurcação, direita de novo, e continue até o fim da estrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário