26/12/2015

Passeio 4x4: Cachoeira Capivari


Numa sexta a noite estava pensando aonde iríamos no dia seguinte. A Serra do Gandarela parecia uma ótima pedida, mas onde? As mesmas cachoeiras da última visita só que dessa vez de jipe? No meio da busca apareceu uma tal de cachoeira Capivari, com pouquíssimas referência escritas, mas ótimas fotos. Peguei um tracklog que tinha sido feito a mão, sobre o mapa, a melhor referência sobre como chegar ao local.
Powered by Wikiloc

Numa manhã de sol forte saímos em busca de mais uma cachoeira. O trânsito estava ruim até alcançarmos o Anel Rodoviário, de lá foi tranquilo até Rio Acima. Era a primeira vez dirigindo o jipe numa estrada de asfalto, toda curva era um aprendizado sobre a estabilidade do carro. Já em Rio Acima, começamos a marcar o track logo no primeiro marco da Estrada Real, um pouco antes da ponte sobre o Rio das Velhas.

Passando pela ponte, seguimos sentido mirante do (futuro) Parque Nacional Serra do Gandarela, basicamente só subida pelo estradão. Quase no alto do estradão há uma comunidade, seguimos à direita em uma bifurcação sentido Conceição do Rio Acima, distrito de Santa Bárbara. As bifurcações principais estão sinalizadas.

Após os pontos mais altos do trajeto, começa uma descida longa e estreita, com o visual do Morro da Espingarda Queimada (que nome!) e também da cachoeira Capivari, ainda distante. No final da descida há um trevo, aqui seguimos pela direita, sentido Vigário da Vara e Capivari. Após alguns minutos margeando o rio, cruzamos o mesmo por uma ponte de madeira. A estrada neste trecho já é um pouco mais estreita e em condições piores que as do primeiro trecho. Nas bifurcações seguimos sempre pelo caminho mais rodado, passamos por duas tronqueiras (em sequência) e começamos uma boa subida até o ponto em que a trilha a pé se inicia.

Não há sinalização nenhuma indicando a trilha para a cachoeira, mas é bem tranquilo localizá-la. O ponto de parada é no alto de uma subida, numa bifurcação. Há um mata-burro que cobre a apenas metade da estradinha. Na bifurcação há uma placa indicando que estamos na área do Santuário do Caraça e outra informando que a Vale cuida da região. Sobre os caminhos que seguem, o da direita começa a descer e o da esquerda aparenta ser uma longa subida. Perto do mata-burro há uma trilha que desce pela mata, que dá acesso ao poço da cachoeira. Não confundir a trilha, que possui entrada discreta, com a picada que foi aberta para colocação da cerca.

São aproximadamente 1,5km do “estacionamento” até o poço da cachoeira, por uma trilha bem batida, sem bifurcações e sempre descendo. A mata em volta é fechada e com árvores grandes, quase não há sol dentro da mata, além disso não há visual pra cachoeira e só é possível ouvir o rio quando este está perto. A trilha é bem tranquila, única ressalva que faço é em relação aos mais de 30 carrapatos que tirei enquanto fazia o trajeto de ida e volta. Provavelmente fui premiado por andar na frente, a Giulia quase não pegou.

Chegando ao leito do rio há a opção de subir pela margeando pela esquerda ou de ir pulando de pedra em pedra, pelo leito. A cachoeira Capivari é bem grande, lembra o tamanho daquelas de Tabuleiro. O poço não é dos maiores, apenas médio, entrar na água também é uma tarefa tranquila. Nas proximidades do poço não há sombra, só debaixo das pedras.

Depois de curtir a parte de baixo da cachoeira, voltamos ao carro e seguimos na estrada pelo caminho da direita. Pegamos, novamente, a direita na bifurcação seguinte e chegamos a outra área de estacionamento, onde havia uma Band vermelha, provavelmente a mesma que vimos voltando da cachoeira de Santo Antônio. Cruzamos uma ponte estreita de madeira, a pé, e seguimos pela trilha da direita, rio abaixo. Depois de alguns minutos caminhando, desta vez sem carrapatos, chegamos à parte alta da Capivari, com uma bela visão de todo o vale e das serras ao fundo.

DICAS E INFOS:
O passeio desde Rio Acima até a Cachoeira Capivari é tranquilo, principalmente quando não há chuva, ideal para quem está iniciando no universo 4x4. Fomos sozinhos, em uma única viatura, e não tivemos nenhuma surpresa ou problema. Até carros de passeio conseguem fazer com certeza tranquilidade, já que traçamos o veículos somente em algumas subidas mais puxadas.

A trilha de acesso a cachoeira é de baixa dificuldade, são cerca de 1,5km de descida contínua na ida. Na volta é uma bela subida, que exige um mínimo de condicionamento físico. A cachoeira é muito bonita e, aparentemente, pouco frequentada. Contribua para a conservação do local, mantendo o ambiente limpo e levando o lixo produzido de volta. Já a trilha para a parte alta é bem tranquila em todos os aspectos, do alto se tem uma bela visão do vale.

COMO CHEGAR:
De carro, saindo de Belo Horizonte, siga para Rio Acima pela MG-030, são cerca de 40km asfaltados e em boa condição. Em Rio Acima, cruze a linha férrea e siga direto, em direção ao mirante (sinalizado). Ao retornar o asfalto, depois de um curto trecho de terra, entre à esquerda na estrada de terra, sentido Cachoeiras. Siga pelo estradão, observando as sinalizações para Conceição do Rio Acima. Ao final de uma longa descida, entre à direita no trevo, sentido Capivari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário